quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ritmo de contratação no Brasil deve continuar acelerado

O ManpowerGroup, que atua no setor de Recursos Humanos, divulgou os resultados para o terceiro trimestre de 2011 da Pesquisa de Expectativa de Emprego da Manpower (Manpower Employment Outlook Survey), que revelam os planos de contratação de empregadores de 39 países e regiões. No Brasil, 41% dos empregadores esperam contratar no próximo trimestre, 4% preveem diminuição nas contratações e 53% antecipam nenhuma mudança. A Expectativa Líquida de Emprego no Brasil é de +37%.
O otimismo registrado para o terceiro trimestre está ligeiramente mais fraco entre os empregadores brasileiros, a perspectiva de emprego caiu 3 pontos percentuais, tanto em relação ao segundo trimestre de 2011 quanto ao terceiro trimestre do ano passado. Entretanto, o Country Manager da Manpower Brasil, Riccardo Barberis, não vê razões para preocupações com essa leve queda.
“O ritmo de contratações continua intenso no Brasil, a pesquisa indica que as empresas brasileiras esperam manter uma atividade de contratação robusta nos próximos três meses. Empregadores brasileiros estão vivenciando um ambiente de negócio próspero, e o principal desafio no próximo trimestre é encontrar as pessoas certas com as habilidades certas - especialmente nos setores de Finanças, Construção e Serviços, nos quais os empregadores têm grandes expectativas de contratação”, afirma.
No mês passado, a Pesquisa de Escassez de Talentos do ManpowerGroup revelou que 57% dos empregadores no Brasil têm dificuldades para preencher postos de trabalho. "A crescente escassez de competências irá afetar praticamente todos os setores e todas as economias na Era do Potencial Humano; empresas, educadores e governos devem colaborar para encontrar formas inovadoras para alinhar aprendizagem e desenvolvimento de competências com necessidades de negócio para assegurar o crescimento econômico futuro", diz Jeffrey A. Joerres, presidente e CEO do ManpowerGroup.
Barberis acredita que exemplos como a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), recentemente anunciado pela presidente Dilma Rousseff, são ótimas iniciativas para lidar com a escassez de talentos. “As oportunidades encontradas atualmente no Brasil são indicadores da Era do Potencial Humano, uma Era marcada pelo crescente poder de escolha e do potencial individual, precisamos nos adaptar a essa nova realidade e oferecer recursos, conhecimentos e oportunidades para alavancar o potencial das pessoas."
De acordo com a pesquisa da Manpower para o terceiro trimestre de 2011, os empregadores brasileiros do setor de Finanças, Seguro e Imobiliário são os mais otimistas, reportando uma perspectiva de +58%, que é 7 pontos percentuais maior que a do segundo trimestre. Empregadores dos setores de Construção e de Serviços também reportaram perspectivas dinâmicas de +47% e +45%, respectivamente.
Entre as regiões, empregadores na cidade de São Paulo reportaram a perspectiva mais forte do país, +44%. Empregadores no estado do Paraná estão similarmente otimistas, reportando uma perspectiva de +37%, seguido pelo estado de São Paulo com +36%.
A Expectativa Líquida de Emprego do Brasil continua a mais otimista entre os países pesquisados nas Américas. Os planos mais fortes da contratação nas Américas são do Brasil (+37%), Canadá (+16%), Panamá (+19), Argentina (+21%), Colômbia (+18%) e Costa Rica (+21%).
Os resultados mostram que empregadores de 35 dos 39 países e territórios entrevistados pela Manpower esperam acrescentar funcionários a seu quadro, com diferentes perspectivas, pelos próximos três meses. Empregadores da Índia (+46%), Taiwan (+36%), Brasil (+37%) e Turquia (+35%) reportaram fortes planos de contratação no terceiro trimestre, enquanto os da Espanha (-10%), Grécia (-5%), Itália (-5%) e Irlanda (-4%) reportaram as perspectivas mais fracas.
O termo “Expectativa Líquida de Emprego” é o resultado da diferença entre as porcentagens de empregadores que indicaram que irão aumentar o quadro de funcionários e a porcentagem de empregadores que planejam fazer reduções na força de trabalho no próximo trimestre.
A pesquisa para o terceiro trimestre de 2011 foi realizada apor meio de entrevistas com 850 empregadores do Brasil, que responderam à pergunta “Qual a sua previsão de variação no número total de funcionários em seu local de trabalho até o final de setembro de 2011 comparando com o trimestre atual?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...