terça-feira, 7 de junho de 2011

Escolas técnicas abrem 2,8 mil vagas

A Secretaria de Educação abriu inscrições para 2.835 vagas para cursos técnicos na modalidade subsequente, ou seja, oferecido a que quem concluiu o Ensino Médio, seja de forma regular ou supletiva. As aulas acontecerão em 14 escolas técnicas espalhadas pela Região Metropolitana do Recife e interior de Pernambuco. O candidato deve se inscrever até o dia 19 de junho, no site da Fadurpe, e pagar uma taxa no valor de R$ 18.

O cartão de inscrição do candidato poderá ser impresso, no mesmo site, a partir do dia 24 de junho. A seleção será feita por meio de uma única prova objetiva de múltipla escolha, a ser realizada no dia 3 de julho. O teste – contendo 40 questões de língua portuguesa e matemática - terá duração máxima de quatro horas, com início previsto às 13h30 e término às 17h30.

“Esses cursos duram um ano e meio, dois anos, e abrangem todo o Estado. Os mais procurados são segurança do trabalho, logística, enfermagem e informática. A perspectiva é de 100% ocupação nos postos de trabalho”, afirma o secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes

De acordo com o secretário, o objetivo do Governo do Estado é chegar em 2014 com 60 escolas técnicas em operação. “Hoje temos 14 escolas técnicas. Em 2014, teremos 60. Este ano, estamos construindo 11. No próximo ano já teremos mais 6 mil vagas novas. Em 2014, chegaremos a 60 mil vagas, isso significa uma saída de 20 mil estudantes por ano. Esperamos chegar a 20% de oferta de vagas no Ensino Médio para o ensino técnico”, diz.

O resultado será divulgado até o dia 12 de julho, também pelo site da Fadurpe. Os candidatos aprovados serão classificados por escola, curso e turno em ordem decrescente da nota final.
 
A data da matrícula para o segundo semestre será indicada na portaria de publicação do resultado para efetivação da matrícula, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria da escola técnica na qual o estudante se inscreveu.
 
No ato da matrícula será necessário apresentar o histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Médio, certidão de nascimento e/ou casamento, carteira de identidade, CPF e quatro fotos 3x4.  As aulas terão início no dia 02 de agosto.

ISENÇÃO
Os estudantes que não tiverem condições de pagar a taxa devem comprovar que possuem o Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), por meio do número do seu registro. A cópia do formulário de inscrição, juntamente com a cópia do cartão do Cadúnico, deverá ser entregue, até o dia 03 deste mês, à Fundação Apolônio Sales, que fica na rua Monsenhor Silva, 45, bairro da Madalena.

A lista com o nome dos candidatos isentos da taxa será divulgada no dia 08 do mesmo mês. Já os estudantes que pediram a isenção, mas não foram beneficiados, devem pagar a taxa bancária até o dia 20.


RMR
No Recife, a escola Professor Agamenon Magalhães. Oferece vagas para as áreas de comunicação visual, design de interiores, edificações, logística, informática, mecânica, mecatrônica e química. Já a escola Almirante Soares Dutra abre para aulas de saúde bucal, enfermagem, análises clínicas, segurança do trabalho e intérprete em libras.

Em Jaboatão, as aulas serão na Escola Técnica Maximiano Accioly Campos. Serão oferecidos cursos em logística e rede de computadores. No Cabo de Santo Agostinho, também há cursos de segurança do trabalho e rede de computadores, ambos no período da noite. As aulas são na Escola de Referência em Ensino Médio Epitácio Pessoa.

MATA NORTE
Em Goiana, também na Mata Norte, a Escola Técnica Aderico Alves de Vasconcelos abre para os cursos técnicos em hospedagem e em rede de computadores. Em Timbaúba, os cursos técnicos em informática e em administração serão oferecidos na Escola Técnica Miguel Arraes de Alencar.

Em Carpina, na Mata Norte, há vagas para técnico em comércio e em rede de computadores. A escola é a Maria Eduarda Ramos de Barros.

MATA SUL
A Escola Técnica de Escada traz o curso de logística. A Escola Técnica Estadual de Palmares traz os cursos de agropecuária, logística e segurança do trabalho.

MATA CENTRO
Em Vitória de Santo Antão, a Escola Estadual Luiz Dias Lins traz os cursos técnicos em segurança do trabalho e em meio ambiente.

AGRESTE
A Escola Técnica José Humberto de Moura Cavalcanti, em Limoeiro, abre vagas para técnico em enfermagem e para informática/ programação. Na cidade de Surubim, comércio e vestuário são as opções. Quem oferece é a Escola Técnica Antonio Arruda de Farias.

LITORAL SUL
A Escola de Referência em Ensino Médio Eurico Chaves, em Sirinhaém, oferece vagas para técnico em hospedagem e em segurança do trabalho.

SERTÃO
Técnico em enfermagem é a única opção na Escola Técnica Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia. Já a escola Clóvis Nogueira Alves, em Serra Talhada, oferece vagas nos cursos de segurança do trabalho, edificações e enfermagem.

 

Fonte: PE360 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...