domingo, 19 de junho de 2011

[PROFISSÕES] Técnico de Geologia e Mineração

Descrição do Cargo
Técnicos de geologia e mineração são profissionais que dão suporte técnico e apoio operacional ao geólogo ou aos engenheiros de minas, metalúrgicos, químicos e sanitaristas no desenvolvimento de inúmeras atividades ligadas à mineração e à geologia, que variam muito dependendo da habilitação escolhida. Realizam desde investigações científicas e pesquisas aplicadas, até o planejamento e execução de trabalhos de extração de minas.

Formação
Para qualificar-se é necessário o diploma do curso técnico de geologia e mineração paralelamente ou após o ensino médio e o estágio obrigatório profissionalizante de 850 horas. Como o trabalho envolve manuseio e manutenção de equipamentos e a utilização de softwares específicos ? muitos dos quais em inglês, assim como os manuais das máquinas ?, o domínio de inglês e noções de informática são muito importantes.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para técnicos de geologia e mineração tornou-se promissor, após um período de forte retração. A indústria de mineração foi muito atingida pela Constituição de 1988, que limitou a entrada de recursos externos para a exploração de minérios no país e só agora começa a recuperar-se. No entanto o setor petrolífero, após mudança da legislação que quebrou o monopólio da Petrobras em algumas áreas e abriu o setor ao investimento estrangeiro, é um dos mais promissores da economia brasileira. A Petrobras passou 10 anos sem contratar novos técnicos, reduzindo o interesse de jovens na profissão. Num mercado crescente como o atual, a carência de profissionais é grande e as perspectivas na carreira excelentes. Os setores de minério de ferro e de fertilizantes também encontram-se em franca expansão, devendo atrair mais de US$3 bilhões de dólares em investimentos até o ano de 2003. Algumas empresas contratam técnicos para trabalhar no exterior: muitos brasileiros estão empregados em Angola, na Tanzânia e nas Guianas. Nesses casos, o salário geralmente aumenta muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...