terça-feira, 14 de junho de 2011

Não desperdice seu currículo

Preste atenção no anúncio que indica local do envio. Se não, entre em contato com a empresa ou consultoria

Muita gente fica preocupada na hora de organizar um currículo ou de participar de uma entrevista de emprego. Com razão. Esses dois momentos são fundamentais para a conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho. O detalhe é que, entre eles, existe uma etapa aparentemente simples, mas que pode fazer toda a diferença no futuro profissional: o envio do currículo. Você sabe para onde mandar o seu?

Se surgir a dúvida, não se precipite. Para começo de conversa, é preciso prestar atenção no anúncio que trata da abertura de vagas. Provavelmente, você vai encontrar o endereço postal ou eletrônico para onde deve enviar o currículo. Tente não fugir dele. "Atirar para todos os lados não é o ideal. As pessoas devem procurar os setores ou consultorias indicadas pela organização", aconselha a psicóloga Ana Thereza Almeida, da consultoria Fator Humano.

Segundo ela, a distribuição "aleatória" de currículos é uma prática comum, que, embora não pareça, pode causar danos à imagem do candidato. Ele passa a ser visto como uma pessoa sem foco e que está desesperada na busca por emprego. Resumo da ópera: ir além da recomendação nem sempre é um bom negócio.

"Algumas pessoas pensam que 'o que cair na rede é peixe', ou seja, que qualquer ação para divulgar seu currículo vai provocar algum efeito positivo. Já ouvi gente dizendo que isso, pelo menos, ajuda a criar um networking. Na verdade, não tem nada a ver", aponta a psicóloga.

Quando o anúncio não traz todas as informações para os interessados nas vagas, o jeito é correr atrás. Se a empresa já existe e tem uma unidade física na sua cidade ou estado, entre em contato e pergunte sobre o que fazer para se candidatar. "Mesmo sem divulgarem, muitas organizações começam a se movimentar na montagem do quadro de pessoal. Por isso, é importante se antecipar à concorrência", afirma Ana Thereza. Nessa jornada, sites institucionais costumam funcionar bem como canal de comunicação ou fonte de telefones e e-mails.

Se você mandou o currículo e, depois, percebeu que não foi para o setor ou pessoa indicada pela empresa, não finja que nada aconteceu. Em vez disso, envie outra mensagem, pedindo desculpas pelo equívoco, e encaminhe o documento para o endereço correto. Afinal, ter um trabalhinho a mais é melhor do que deixar a sua "candidatura" perdida no meio do caminho. 

Tiago Cisneiros // Especial para o Diario
tiagocisneiros.pe@dabr.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...