quinta-feira, 9 de junho de 2011

[PROFISSÃO] Técnicos em Eletricidade e Eletrotécnica

  • Onde poderá atuar?

    Fazendo instalações elétricas em qualquer etapa do processo de geração, transmissão ou distribuição de eletricidade. Podemos verificar os efeitos de sua atuação em diversos aspectos da vida social, pois deles dependem tanto o funcionamento de uma imensa rede de distribuição de energia, sistemas de comunicação e transporte quanto o de um equipamento médico-hospitalar, por exemplo. Os locais que mais empregam esses técnicos são as concessionárias de energia elétrica, empresas de telefonia e prestadoras de serviços de instalação e manutenção elétrica.
  • Que tipo de atividades irá desempenhar?

    Faz parte da rotina de trabalho dos técnicos em eletricidade e eletrotécnica planejar métodos e seqüências de operações para testar e desenvolver sistemas elétricos. Além disso, projetam e executam sistemas de aterramento e de proteção de descargas elétricas. Suas atribuições abrangem, também, supervisionar sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade, assim como realizar manutenções, inspecionar e testar equipamentos e estruturas, diagnosticando causas de problemas e implementando soluções para sua correção.
  • O que as empresas esperam de você?

    • Que tenha espírito de liderança e saiba relacionar-se com superiores e subordinados, apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia-a-dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.
    • Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas, saber ouvi-las e estar preparado para receber sugestões e críticas.
    • Que tenha concentração e atenção ao desenvolver suas atividades, pois muitas delas são consideradas atividades de alto risco, além de calma para enfrentar situações de risco.
  • Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho?

    R$ 1.861,97
  • Como deve se preparar?

    Para ser um técnico em eletricidade e eletrotécnica é necessário concluir o ensino médio e fazer um curso técnico em eletricidade, eletrotécnica ou área correlata. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96 – LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico.
  • Conhecimentos enfatizados:

    É grande o destaque para aulas de matemática e física. Durante o curso o aluno aprenderá sobre diagramas de circuitos, eletricidade, técnicas de manutenção, gestão, entre outros conhecimentos. Dependo da área de atuação, podem ser enfatizadas disciplinas voltadas para a instalação predial e industrial ou processos de geração de energia, assim como linhas e redes, automação e circuitos elétricos.
  • Estágios

    Os estágios em empresas correspondem, no mínimo, a 10% da carga horária do curso técnico.

Fonte: Portal Senai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...