domingo, 19 de junho de 2011

[PROFISSÕES] Químico Industrial

Descrição do Cargo
Além de manusear fórmulas, também podem produzir milhares de novas substâncias, muitas derivadas de produtos naturais. É o caso dos corantes, alguns extraídos de frutas ou vegetais. Outros produtos essenciais também resultam do trabalho desse profissional: metais, tintas, cerâmicas, petróleo, papel, insumos agrícolas, plásticos biodegradáveis, detergentes, cimento, tecidos que não amassam e matérias-primas empregadas na indústria farmacêutica e de cosméticos. O químico industrial deve saber atuar, ainda, na produção de matérias-primas para medicamentos usados na indústria de química fina.

Formação
Algumas faculdades oferecem, além do bacharelado voltado à pesquisa científica, curso de bacharelado em química com atribuições tecnológicas, que prepara para a atuação em indústrias. Outras, no entanto, mantêm graduação específica em Química Industrial. ?Na prática, os egressos de ambos os cursos disputam o mesmo mercado, que fica ainda mais restrito por conta da concorrência com os engenheiros químicos. salienta Vaz.

Mercado de Trabalho
Ultimamente, cresce a procura por químicos para atuar em usinas de xisto, um tipo de rocha da qual são extraídos 3.870 barris de óleo por dia, sem falar do gás combustível, do gás liquefeito e do enxofre. O Brasil tem um dos maiores volumes mundiais de xisto, explica Sérgio Vaz, diretor-adjunto do curso de Química Industrial da PUC, em Curitiba, Paraná. Por isso, a tendência é crescer cada vez mais o ritmo de exploração nas principais jazidas, localizadas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...