domingo, 19 de junho de 2011

[PROFISSÕES] Montador, Técnicos em Montagem ou Operadores de Processos Industriais


Descrição do Cargo
Montam peças de produtos manufaturados; nas grandes indústrias. Os montadores de precisão, também designados como técnicos em montagem, são bastante treinados e experientes na montagem de produtos complexos, que requerem alto grau de exatidão. Em geral trabalham com produtos da indústria eletroeletrônica.

Formação
Quase sempre, para exercer o cargo de montador ou técnico em montagem é preciso ter o ensino médio com o curso de técnico em montagem. Para operadores de processos industriais exige-se no mínimo o ensino fundamental primeiro grau. Experiência nem sempre é requerida, pois as empresas preferem dar o treinamento operacional àqueles que passam pelo processo de seleção. Algumas empresas preferem candidatos com noções de informática.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho não é promissor para montadores, e varia muito em função da conjuntura econômica. A abertura de vagas está diretamente vinculada ao aquecimento da atividade industrial no país e há muita oferta de mão-de-obra. Apesar da informatização dos processos de produção e do emprego da robótica, sempre são necessários operadores para montar partes que virão a formar um determinado produto industrial. A tendência, entretanto, é exigir nível mais alto de escolaridade de um número menor de candidatos. Quanto mais moderna a linha de montagem, mais qualificado deve ser o trabalhador. Na indústria automobilística, por uma questão da cultura brasileira, ainda não se empregam mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...