terça-feira, 31 de maio de 2011

Soldador: Muitas vagas, inúmeras exigências

Os empreendimentos instalados e a serem instalados no estado de Pernambuco, principalmente no Complexo de Suape, indicam que haverá um forte crescimento na demanda por profissionais de solda, afinal, há poucos soldadores com o nível de qualificação técnica exigido pelo mercado na região, o que indica uma ótima oportunidade para aqueles que desejarem ingressar na área. “Há um contingente que está sendo capacitado. Mas esse é um processo de médio prazo, tendo em vista que são necessários em torno de cinco anos para se formar um profissional com bom nível de qualificação”, explica o diretor administrativo e de recursos humanos do Estaleiro Atlântico Sul, Gerson Beluci.

Sóstenes e Edileuza atuam na indústria naval e citam a formação Foto: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press
Para montar o quadro de 3.400 funcionários e construir o navio João Cândido o Estaleiro Atlântico Sul teve que instalar um centro de treinamento para formar e capacitar soldadores em Suape. Um deles é Fóstenes Bezerra. “Eu nunca imaginei que realizaria o sonho de soldar um grande navio em Pernambuco, e essa chance surgiu. Eu não fazia ideia de como era a solda em si e nem como se realizava a atividade. Hoje, a solda é a minha vida. Trabalho soldando a parte de cima do navio dia a dia e é como se isso fosse uma escultura”, comenta o soldador que trabalha há dois anos no Estaleiro e acredita que uma carreira promissora lhe aguarda.”Há uma grande procura por profissionais de solda nos diversos níveis de qualificação e experiência. A maioria das vagas de nossa área industrial é para soldadores e montadores”, revela Gerson.
Para a indústria naval, o soldador é de grande importância, afinal, a construção de um navio ou de uma plataforma necessita de mão de obra intensiva, principalmente dos soldadores. Edileuza do Nascimento, 22 anos, acredita nessa importância. “Foi o meu primeiro emprego e tenho a maior satisfação de exercer ele. Apesar de ser uma profissão com mais colegas de trabalho homens, costumo dizer que o principal desafio é tentar melhorar a cada dia e mostrar a qualidade no meu trabalho, pois a solda é um trabalho bem minucioso e que requer bastante atenção”, conta ela, que iniciou a carreira com apenas 18 anos.
“Soldador naval é diferente do soldador de uma montadora de automóveis. No Estaleiro Atlântico Sul um soldador pode ter uma sólida carreira, iniciando como soldador 1 e podendo chegar a cargos de liderança. Assim como em outras profissões, qualidade do trabalho, disciplina, continuidade na capacitação e habilidade para liderança são requisitos fundamentais para o crescimento”, finaliza o diretor administrativo e de recursos do Estaleiro Atlântico Sul, Gerson Beluci. (Diário de Pernambuco) 

Fonte:

8 comentários:

  1. olá meu nome é Jéfson Araujo acabei de terminar um curso de soldagem e gostaria muito de uma oportunidade para mostrar meu trabalho e aprender cada vez mais.
    e-mail: jefson-araujo@hotmail.com
    fone: (81)94011685

    ResponderExcluir
  2. se alguem puder me ajudar eu agradeço de coração e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, também como o colega acima, terminei meu curso de soldador (a), pelo INTERTEC CURSOS, e gostaria de participar de uma eventual seleção para a necessidade das empresas que estão no porto de Suape.

    Deixarei meu contato me chamo Zoraia Morais.

    zoraiamgcarvalho_39@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,meu nome é tiago ramos da silva,já faz um ano que terminei um curso de soldagem no Senai,e gostaria muito de ter uma oportunidade na eventual seleção das empresas que se localizam no porto Suape,para tentar diminuir as suas necessidades.

    Quero cada vez mais me especializar na área de soldagem.

    meu fone:(79)98951294

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE! MEU NOME É DHIEGO DO NASCIMENTO FARIAS,TENHO MUITA EXPERIÊNCIA COM SOLDA POIS TRABALHO NESTA ÁREA HÁ 4 ANOS,SENDO 2 ANOS COM CARTEIRA ASSINADA.FIZ CURSO DE SOLDA MIG-MAG E ELETRODO REVESTIDO NO SENAI.FUI AUXILIAR DE CALDEREIRO DURANTE 1 ANO.GOSTARIA MUITO DE TER UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR MEU TRABALHO.
    DEIXO MEUS CONTATOS:
    E-MAIL: dfcarretinhas@hotmail.com
    Fone:8186587515/88738688

    ResponderExcluir
  6. Boum dia!meu nome e danilo leite alexandre, ja trabalhei em estaleiros antes,tenho curso de soldagem de estrutura naval, experiencia em carteira de trabalho.gostaria de uma oportunidade nesta conceituosa empresa para mostra-lhe meu traabalho e desenvolver minha função da melhor maneira possivel.
    deixo meus contatos..
    e-mail :danilo_leite2012@hotmail.com
    fone:(87)91293090 (87)99100089 (87)3841-1743

    ResponderExcluir
  7. Boa dia. Sou brasileira e moro na França, casada com um francês profissional da area de solduras. Ele é soldador industrial, com 15 licenças européias e americanas. Soldas TIG, MIG, eletrodo revestido etc etc... Ele também tem uma vasta experiencia dentro do nuclear como soldador nuclear. Estamos planejando futuramente morar no Brasil, entao estou pesquisando um pouco sobre o ramo e as possibilidades de encontrar um trabalho pra ele no Brasil. Ele ainda nao fala português, esta aprendendo agora, mas isso nao é um impedimento de forma alguma.
    Podemos morar em qualquer estado do Brasil.
    Se alguém tiver alguma dica, deixo meu e-mail pra contato:
    samararegina20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, pretendo fazer um curso de soldador mas quero saber se a demanda ainda está em alta nesse ano de 2014 para soldagem. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...