terça-feira, 31 de maio de 2011

Fiat em Suape está de olho na capacitação

A fábrica da Fiat chegou  em Suape em dezembro de 2010.


A expectativa mais conservadora é de que a unidade gere, por baixo, quatro mil empregos. Em São Paulo, uma Volks gera cerca de 10 mil empregos.

No entanto, tão importante quanto o investimento, é a cadeia produtiva que será criada com a chegada do investimento automobilístico. Depois da chegada da italiana M&G em Suape, por exemplo, outras seis plantas dedicadas à produção de PET aportaram no Estado. São as chamadas empresas satélite.

A empresa leva em conta o crescimento econômico do Estado. O Brasil deve crescer 8% este ano e Pernambuco deve crescer acima de 11%.

A empresa já tem até área escolhida em Suape, que será objeto de licitação púbica.


A Fiat iniciou em janeiro as tratativas para obter apoio à implantação de sua nova fábrica no Complexo Industrial Portuário de Suape. O diretor de Relações Industriais para a América Latina da empresa, Adauto Duarte, esteve no Recife para conhecer a disponibilidade, a capacidade técnica e a infraestrutura do Sistema Indústria. Na agenda, assuntos como capacitação de mão de obra, serviços de saúde, educação e lazer, inovação tecnológica e cadeia de fornecedores.

´Essa foi uma primeira reunião e serviu para identificar como o sistema está preparado para receber a Fiat. Encontramos uma estrutura bem organizada e muito profissional, com instalações físicas adequadas, corpo docente e programas de qualificação e aperfeiçoamento`, comentou Adauto Duarte. Segundo ele, a próxima etapa ocorre no dia 25, com a presença do diretor de Recursos Humanos, Vilmar Fistarol. ´Será quando as nossas necessidades começarão a ser detalhadas`, disse.
A reunião de ontem contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, do coordenador de Desenvolvimento Industrial da casa, Antônio Sotero, e de representantes do Senai, Sesi e IEL. Sotero afirmou que a implantação da Fiat será ´um grande desafio`, mas garantiu que o sistema está preparado para atendê-la.

 . Uma possibilidade é utilizar o modelo do programa Jovem Aprendiz, do governo federal, com quase 1.200 horas-aula e estágio garantido.

A pedra fundamental da fábrica foi lançada em 28 de dezembro de 2010, com a presença do ex-presidente Lula. A unidade terá um investimento de R$ 3 bilhões e deve gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos, com capacidade para produzir 200 mil veículos/ano. A entrada em operação está prevista para 2014. Segundo o governo do estado, pelo menos 50 empresas (as sistemistas) deverão se instalar ao redor da montadora e o objetivo do Sistema Indústria é maximizar o conteúdo local.

Fonte: Blog do Jamildo
 e Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...