O engenheiro civil deve apresentar formação em ciências exatas, com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, como exemplos de atividade de projeto. Deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe em, por exemplo, incorporação de projetos, quando normalmente é conhecido como “engenheiro de obras”. Os adjetivos profissionais aqui expostos são explicáveis em todas as funções que este profissional pode desempenhar. Desta forma, atenderá à premissa básica de sua função: pensar e gerar produto, raciocinando sobre ele mesmo e não simplesmente reproduzindo algoritmos ou métodos.
O corpo docente é composto por professores de excelência reconhecida na área, com destacada parcela de doutores, mestres e profissionais de diversas áreas de atuação na engenharia civil, o que proporciona, portanto, aos futuros profissionais uma visão global de possibilidades de trabalho. Desta forma, atende-se, dentro do contexto mundial contemporâneo, à formação ideal em graduação, que é a do engenheiro generalista.
Atividades Principais
- definir esquemas de construção da estrutura, estabelecer o material a ser utilizado, calcular dimensões de peças e supervisionar as instalações;
- proteger, construir e reformar edifícios;
- captar e instalar rede de distribuição de água;
- construir usinas hidrelétricas para produção de energia;
- proteger e construir obras de porte elevado, como rodovias, ferrovias, aeroportos, viadutos, pontes, hidrovias, barragens etc.;
- analisar a resistência e permeabilidade do solo e do subsolo, definindo métodos, técnicas e materiais que devem ser utilizados na construção dos alicerces de edificações.
Mercado de Trabalho
O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:materiais – indústrias de concreto, de pré-moldados.
estruturas – edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc.
hidráulica e saneamento – sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais, e sistemas de drenagem em geral.
– transportes e geotecnia – estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações etc.
Este profissional pode ainda trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos.
O profissional formado pela UNIP encontra-se perfeitamente habilitado a trabalhar em escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras, serviços públicos e instituições específicas ligadas à engenharia.
O campo de trabalho é bem amplo, muito embora sempre vinculado diretamente à situação econômica do país.
Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à proteção estão em crescimento. Além disso, o surgimento de planos populares para a compra de imóveis financiados pelas construtoras implica um aumento do número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de profissionais de engenharia civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário