domingo, 31 de julho de 2011

Suape é responsável por otimismo

O pernambucano está otimista com a chegada de grandes empreendimentos ao Porto de Suape, mas não demonstra conhecimento aprofundado sobre o complexo. A constatação está na segunda edição da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos do Macroambiente Empresarial de Pernambuco (Gemepe), da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), que quer avaliar o nível de informação da população da Região Metropolitana do Recife (RMR) sobre o principal motor da economia do Estado.


“Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem sobre a dinâmica de Suape, maiores serão as chances de inserção e aproveitamento das oportunidades”, defende o economista e coordenador da pesquisa, Uranilson Carvalho. Na primeira edição do levantamento, realizada em 2008, 19% dos entrevistados responderam ter muito conhecimento sobre o complexo. O percentual diminuiu para 12% agora em 2011. Da amostra de 700 pessoas, 65% têm alguma informação sobre o tema. O índice é praticamente igual ao de 2008, que ficou em 65%. O desconhecimento também aumentou, passando de 18% para 23%.

O economista acredita que as constantes visitas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a Pernambuco foi um dos fatores que chamaram mais a atenção da população para os empreendimentos em 2008. Na avaliação dele, a boa notícia é que as pessoas estão percebendo que o cenário econômico positivo poderá influenciar na vida pessoal e das famílias dos pernambucanos. “Antes as pessoas apostavam na melhoria da economia, mas não acreditavam que seriam beneficiadas pelos impactos positivos. O que parecia apenas uma promessa passou a ser real”, diz. Em 2008, apenas 27% respondia que a vida pessoal ia melhorar, enquanto este ano o número subiu para 64%. A população também demonstrou mais disposição em se qualificar (54% ante 40,7%) e em abrir um negócio (22% contra 13%) na comparação em 2008. “É uma demonstração de esperança no futuro”, afirma Carvalho.

O professor sugere que o governo crie um canal institucionalizado de divulgação de Suape para a população. Hoje, o complexo desenvolve alguns programas nessa direção. Dois deles estão voltados para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitário de instituições públicas e privadas. De segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 13h, o porto recebe a visita diária de pelo menos 100 alunos. Outra iniciativa é o projeto Horizonte Profissional, que apresenta as oportunidades de trabalho no complexo. Palestras, seminários e eventos são outros canais de comunicação com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...