terça-feira, 5 de julho de 2011

[DICAS] Saiba o que as empresas não podem perguntar aos candidatos a uma vaga

Perguntas pessoais não devem ser feitas em entrevistas de emprego; veja quais são os principais erros dos entrevistados

Da Redação do G1

Era uma grande oportunidade: um estágio no marketing. Livia estava em uma entrevista de seleção, quando perguntaram se ela tinha algum problema de saúde ou se tomava algum remédio forte, como antidepressivo. A estudante se sentiu pressionada e desistiu do emprego.

Perguntas pessoais como essa não podem e não devem ser feitas a candidatos a vagas de emprego. Somente em alguns casos, segundo advogados. E não é só isso, há regras antes mesmo da seleção começar, quando é publicado o anúncio sobre a abertura das vagas. A empresa não pode pedir foto e, muito menos, dizer se prefere homem ou mulher.

Na entrevista, perguntas sobre saúde são proibidas. “Quem tem depressão é uma pessoa doente, assim como quem sofre de alcoolismo. Por isso, esse tipo de pergunta não pode ser feita”, diz a advogada trabalhista Helena Cristina Bonilha.

Também não pode perguntar ao candidato se há na família dele casos de doenças como câncer ou problemas no coração. “Essa situação se enquadra na mesma forma do atestado de gravidez e esterilização. Esse tipo de pergunta é discriminatório”, reforça a advogada.

Somente para a contratação em vagas especificas é permitido questionar se a pessoa toma alguns tipos de remédios, como calmantes. “O que se prioriza aqui é a vida de quem esta sob a tutela desse trabalhador. Ninguém vai contratar uma pessoa para dormir no emprego, como uma babá, que tome calmante. Perguntar a um piloto de avião se ele toma remédio também é necessário, afinal ele está pilotando um meio de transporte aéreo”, explica.

E o que dizer durante uma seleção? Segundo a consultora em RH Jussara Amâncio, é preciso cativar o entrevistador, sem parecer muito íntimo. É preciso também tomar cuidado com frases que todo mundo sai dizendo por aí. A frase feita não é legal.

Fale dos seus antigos empregos. “Gostamos de escutar situações que foram delicadas e que o candidato soube dar a volta por cima. Errar todo mundo erra, mas ninguém sai de casa dizendo que vai errar tantas vezes“, explica.

Em hipótese alguma conte mentiras. O entrevistador faz várias perguntas e, para justificar uma mentira, é necessário mentir novamente. Se você pegar um profissional muito experiente, ele vai perceber que a história não é verdadeira.

Saiba mais

Para aprofundar o assunto e tirar dúvidas dos internautas, a consultora em RH Jussara Amâncio participou de um bate-papo logo após o Jornal Hoje. Confira abaixo os melhores momentos dessa conversa:

Primeiro emprego
É bem difícil saber o que dizer, por não ter muito histórico. Temos muitos recursos na internet, então é possível que se faça uma primeira pesquisa e estude um pouco da empresa. Aí falar quais são os seus objetivos. Converse com amigos que já passaram por processos como esses, para te preparar melhor.

Qualidades e defeitos
É uma pergunta bem comum, pois o entrevistador quer saber quais são as melhorias que você precisa ter. Percebe-se muito a sinceridade do profissional nessa pergunta, se ele tem condições e sabe passar por situações delicadas. Recomendo colocar situações que já aconteceram com você. Também não fale mal do antigo empregador, pois isso não soa bem. Não cite problemas totalmente ligadas ao seu ex-chefe ou à antiga empresa.

Timidez
Você pode treinar com amigos, pode treinar na frente do espelho. A respiração também é muito legal, respirar faz com que fique mais tranquilo. Tenha uma momento de respiração profunda, solte o ar com bastante tranquilidade. Se o coração disparar, a respiração vai facilitar e te deixar mais calmo. O bom entrevistador, aquele que realmente tem competência para fazer um processo, não deverá deixar a timidez atrapalhar em uma seleção. Ele vai ter que te deixar o mais a vontade possível. O que incomoda bastante é quando escuto que uma pessoa se sentiu mal durante uma entrevista.

Falar demais
Até onde se pode ir numa entrevista? Eu recomendo que fique atento ao que a pessoa está perguntando. Se o que você está respondendo é pertinente à pergunta que foi feita, não tem problema. Tem que tomar cuidado com os desvios. Algo que você fez pode ser muito importante para você, mas não ter nada a ver com o que foi perguntado. Por outro lado, às vezes o profissional tem uma resposta muito seca nas questões. O momento da entrevista é de duas vias. Às vezes o entrevistado tem a sensação de que toda a responsabilidade está nele, que ele tem que se colocar bem, mas acaba esquecendo de um fator super importante, que é a pessoa que está te entrevistando. Perceba como o entrevistador está se comportando. Alguns são mais falantes, outros mais sucintos. Também têm alguns que usam a técnica do silêncio, que fica sem falar mais nada, e acaba deixando a pessoa desesperada. Num momento como esse cabe perguntar se ele tem interesse que você conte qualquer outra situação sobre a sua carreira.

Pode perguntar?
O candidato deve fazer perguntas. Você também tem que avaliar a empresa onde pretende trabalhar. Qual o plano de carreira, o que a empresa espera de você, o que foi alcançado no ano anterior. Até para saber se a empresa é interessante para você. Tem que avaliar o quanto essa empresa será importante para você.

Mudar de área
É uma das situações mais complicadas. O entrevistador exige do profissional habilidades para a vaga à qual está se candidatando. Se for possível, até recomendo entrar em processo de estágio, pois não serão exigidas atividades anteriores. É muito difícil a mudança de carreira, pois acaba concorrendo com outras pessoas que já trabalharam na área que você deseja. De repente aceitar uma posição de treinamento em alguma empresa ou também trabalhar um pouco a questão das indicações de pessoas dessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...